SOBRE

A Quimera Filmes foi criada em 1989 por Simone Magalhães Matos e Helvécio Ratton. Seu foco de atuação é a produção de conteúdo audiovisual para todos os segmentos do mercado. Com filmes de temas variados, muito bem recebidos pelo público brasileiro e internacional, tornou-se referência na produção de longa-metragens de ficção e documentários.

2

3

1

1

Equipe do filme O Segredo dos Diamantes no Festival de Gramado

2

Márcia Farias, Helvécio Ratton, Simone Matos e Marco Nanini nas filmagens de Amor & Cia

3

Daniel de Oliveira, Helvécio Ratton e Kássia Lumi Abe

Diretores

Helvécio Ratton
Diretor e roteirista

 

O cineasta Helvécio Ratton estreou na direção com o documentário Em Nome da Razão, filmado em 1979 no hospício de Barbacena. Dirigiu filmes para o público infantil que encantaram crianças e adultos de várias gerações, como A Dança dos Bonecos, Menino Maluquinho, Pequenas Histórias e O Segredo dos Diamantes. Seus filmes para o público adulto vão desde o humor de Elixir do Pajé e da comédia de costumes Amor & Cia. a filmes de temática social e política, como Uma Onda no Ar e Batismo de Sangue. Seu documentário O Mineiro e o Queijo ajudou a mudar a história do queijo minas, considerado patrimônio cultural mas proibido de circular no Brasil. O cinema de Helvécio Ratton lança um olhar humanista sobre temas da vida brasileira e tem como principal objetivo a comunicação com o público.

Simone Matos

Produtora

 

Formada em Comunicação Social pela UFMG, Simone atua no mercado cinematográfico desde o final dos anos 90. Como produtora, destacam-se os longas O Segredo dos Diamantes, O Mineiro e o Queijo, Pequenas Histórias, Uma Onda no Ar e Amor & Cia. Seu foco está no planejamento e bom uso dos recursos para produção e distribuição dos filmes; na seriedade e transparência junto aos patrocinadores, investidores, parceiros e entidades que apoiam e fomentam o cinema brasileiro. Trabalha para fazer os filmes chegarem a todos os públicos, através de exibições em Salas de Cinema, TVs, Mostras Itinerantes, Educativas e Sociais no Brasil e Exterior.

FOTO divulgação

FOTO ESTEVAM AVELLAR

FOTO ESTEVAM AVELLAR